Licenciatura em Educação Física
Histórico do curso
A Universidade Federal Fluminense (UFF) implementou a Coordenação de Educação Física através da Portaria nº. 4.186 de 02/06/1975, atendendo a uma exigência legal do Ministério da Educação de oferecer, obrigatoriamente, prática desportiva a todos os estudantes matriculados em seus cursos de graduação. O Projeto de Implantação da Educação Física na UFF previa desenvolver suas atividades nas áreas de Ensino, Extensão e Pesquisa. A experiência docente com alunos adultos, além de ter permitido o desenvolvimento do ensino para este público, proporcionou a reflexão sobre a Educação Física favorecendo a criação e recriação de conceitos nesta área de conhecimento, alinhando os estudos e a produção de saberes, de forma sistemática, para construir uma concepção de Educação Física inclusiva. As discussões e reflexões sobre a prática culminaram, em 1976, na organização de um Encontro para discutir as propostas relativas a Educação Física Curricular, que estavam sendo desenvolvidas nas Universidades do Grande Rio. Na área da Extensão Universitária, foram realizados projetos visando atender aos servidores da Universidade (funcionários e seus familiares) além da comunidade de Niterói através do oferecimento de práticas orientadas de atividades físicas, jogos e competições dentre os quais: a Colônia de Férias de Pinheiral, Cursos de capacitação de professores em Óbidos/PA e Oriximiná/PA e as Olimpíadas Internas da UFF. Na área da pesquisa e pós-graduação foram criados Grupos de Estudos e Grupos de Pesquisa para suprir uma lacuna destas ações existente na área da Educação Física, naquele período. Esse movimento aconteceu tendo em vista a criação de um Curso de Pós-graduação em Educação Física, na modalidade lato sensu na UFF, pois, naquela época, havia muitas escolas de formação de professores de Educação Física e uma carência de cursos de Pós-graduação que permitissem uma continuidade dos estudos e o aprofundamento dos conhecimentos oferecidos na graduação.
No que se refere à qualificação dos docentes, os professores buscaram sua capacitação nos cursos de Pós-graduação em Educação existentes no Brasil e/ou no exterior. Na área de Educação Física, os cursos de Pós-graduação na modalidade stricto sensu só foram criados ao final da década de 1970. A produção do conhecimento, principalmente aqueles advindos da área de Educação, muito contribuíram para a construção de uma visão pedagógica na Educação Física. O movimento vivenciado na Coordenação de Educação Física em relação à capacitação docente, à evolução qualitativa do trabalho acadêmico, aliado ao oferecimento de cursos aos estudantes e servidores da UFF, demandou a criação de um departamento de ensino na universidade, denominado Departamento de Educação Física e Desportos – GEF (Resolução nº 120 de 19/12/1984) vinculado ao Centro de Estudos Gerais – CEG da UFF, possibilitando a inserção na estrutura administrativa da Universidade e uma efetiva participação na vida universitária, dentro dos preceitos básicos que a embasam – Ensino, Pesquisa e Extensão. Em março de 1991 ocorreu a implantação de um curso de Pósgraduação na modalidade lato sensu na área de Educação Física Escolar orientado para atender professoras e professores do Estado do Rio de Janeiro, intitulado “Pesquisa em Sala de Aula”. Em sua segunda edição, o Curso passou a ser denominado “Educação Física Escolar”. O Curso foi além das expectativas iniciais, pois serviu de incentivo e preparou vários estudantesprofessores para prosseguirem na vida acadêmica inserindo-se em cursos de Pós-graduação stricto sensu, produzindo conhecimento e dando continuidade à sua preparação profissional.
Atividades decorrentes da criação deste curso transformaram-se em formas de divulgação da Universidade e do Departamento de Educação Física e Desportos, promovendo a socialização de conhecimentos produzidos em Educação Física Escolar. Entre estas, estão um periódico denominado “Perspectivas em Educação Física Escolar” (indexado pelo MEC) e um encontro científico, Encontro Fluminense de Educação Física Escolar (EnFEFE), que se tornou uma referência na área.
Princípios norteadores
O Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense deverá formar profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas da sociedade contemporânea na complexa gama de atividades relacionadas à Educação Física, em todos os níveis e modalidades de ensino que ela abriga. Esta proposta pedagógica está pautada em ações e atividades inclusivas e, para isso, é necessário que a formação tenha um arcabouço epistemológico que sustente como princípio a articulação teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem, a integração dos saberes científicotecnológicos, dos conhecimentos específicos da formação profissional e dos saberes tácitos advindos das práticas sociais e da experiência profissional, para fazer frente aos desafios a serem enfrentados na prática docente. Neste contexto, o Curso de Licenciatura em Educação Física da UFF apresenta os seguintes princípios:
Princípios Gerais
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- Princípio da formação para a vida humana, forma de manifestação da educação omnilateral (totalidade) de mulheres e homens;
- Princípio da docência como base da formação profissional;
- A incorporação da pesquisa como princípio de formação;
- Sólida formação teórica relacionada à cultura em todas as atividades
curriculares e ampla formação cultural.
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Princípios Específicos
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- A Educação Física como espaço de relações humanas e sociais com crença na inclusão de todos os alunos, independente da sua competência técnica, desempenho ou condição no mundo (raça, gênero, classe, etc.);
- Compreensão da Educação Física como viabilizadora de práticas corporais que ampliem a concepção de saúde com foco no prazer e na
melhoria da qualidade de vida;
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Perfil profissional
O Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Fluminense propõe formar profissionais habilitados para o exercício do magistério da Educação Física com ênfase no trabalho a ser desenvolvido na Educação Básica, tendo a docência como base da identidade profissional. Para isso o Curso assegurará uma formação generalista, humanista e crítica para que essa intervenção aconteça fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética. Desses profissionais são requeridas conhecimentos e habilidades relacionadas às novas tecnologias; à investigação como princípio de aprimoramento profissional; à iniciativa para resolver problemas, de maneira autônoma e criativa, orientando-se sempre para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, as competências e habilidades relacionadas a este perfil são:
- Domínio da bibliografia teórica e metodológica básica da Educação
Física e da Pedagogia; - Domínio de procedimentos de ensino-aprendizagem;
- Autonomia intelectual;
- Capacidade de análise e de síntese, assim como de exposição oral;
- Competência na articulação entre teoria, pesquisa e práticas de ensino.